top of page
Buscar
Aún no hay ninguna entrada publicada en este idioma
Una vez que se publiquen entradas, las verás aquí.
Registre-se no nosso site

Obrigado pelo envio!

CAPA micronutrientes.jpg
Marcador iodo copiar 2.jpg
Micronutrientes, os Duendes gigantes da Vida

Micronutrientes, os Duendes gigantes da Vida trata sobre um mundo invisível sob os nossos pés. É um mundo cheio de relações, proporções, associações e sobretudo leis, que atuam com o propósito de dar continuidade à vida. Neste universo paralelo, a vida alcança dimensões astronômicas em suas potencialidades.

 

 

A palavra micro designa algo muito pequeno em seu tamanho, e os micronutrientes têm este nome porque são muito eficientes em pouca quantidade. É famosa a história da neta de Ana que sofreu com uma anemia severa ao nascer, e que mesmo com todas as tentativas de fazê-la absorver o ferro, isso não acontecia. A solução veio do micronutriente cobalto: faltava apenas um átomo para que ele mobilizasse o cobre, e o cobre, por sua vez, mobilizasse o ferro. Com a adubação certeira da avó, essa menina floresceu. Um átomo, uma proporção, e uma associação que significaram a diferença entre a degeneração ou o resplendor.

 

Último livro da Série Ana Primavesi, ele encerra uma coleção de publicações desta autora que tanto contribuiu para compreendermos as ciências da natureza. Foi Ana que brincou com a ideia dos duendes, incorporada à arte da capa e das ilustrações que acompanham o texto. Cada microelemento ganhou, assim, seu próprio duende, um elemental da natureza, uma referência aos seres que nela vivem e a protegem. Aqui, eles se transformam nos micronutrientes, e são os gigantes da vida porque dele dependem os vegetais, e somente os vegetais (além de algumas algas e algumas cianobactérias) conseguem captar luz solar e transformá-la, como algo mágico: em energia química. Sem esta conversão de energia, a vida não seria possível. Quanta majestade!

 

 

O oculto, em seu sentido pleno, está presente em toda a arte, pensada por Veronica Fukuda também como ferramenta didática: cada elemental teve suas características minuciosamente estudadas, e é representado com um “selo”. Esses gigantes da vida dão forma à majestosa árvore que guarda o semblante de Ana, nossa entidade sagrada de sabedoria sobre a vida do solo.

 

 

 

Nesta dimensão em que ainda temos muito o que decifrar, conhecer os micronutrientes pela escrita de Primavesi é um ótimo começo, como de todo começo que se inicia em escala micro. Um mundo invisível, mas real.

conteúdo site: anamariaprimavesi

IMG_6776.PNG
bottom of page