top of page

OS MINÚSCULOS

CONVERSA .jpg

Texto: Célia Cris Silva
Ilustrações: Verônica Fukuda

Conversa de Bicho foi pensado pra ser lido com crianças e para crianças, desde bem cedo (desde a barriga!) Leitura gostosa e pra lá de divertida, que envolve gente miúda e graúda. Essa bicharada vai encantar você, do início ao fim. Qual o seu bicho preferido?

Temas abordados: sons produzidos pelos animais, rimas.
 

ATIVIDADES SUGERIDAS:
 

Antes da leitura
- Converse com as crianças sobre as savanas. Os tipos de vegetação, animais. Faça um mural para ilustrar.
- O que são animais selvagens?
- Ouça das crianças qual o preferido? Por quê?
Durante a leitura
- Se possível, sente-se em roda com as crianças, de forma que todas possam ver o livro e suas ilustrações.
- Mostre a capa, as imagens da capa (pergunte que animais elas reconhecem na capa), leia o título, os nomes de quem escreveu e de quem ilustrou, depois leia o texto da quarta capa.
- Pergunte o que elas acham que irão ver “dentro do livro”.
- Vá fazendo a leitura pausada e ritmadamente, caprichando nas onomatopeias. Peça a ajuda das crianças para fazerem, junto com você, o som dos animais.
- Vá mostrando as imagens, enquanto lê.
- Pergunte onde as crianças acham que essa história se passa.
Depois da leitura
- Depois de ler a história, retome a leitura página a página, chamando a atenção para detalhes nas imagens.
- Vocês têm animais em casa? Quais os cuidados com esses animais? Qualquer animal pode ser criado em casa? O leão, por exemplo, por que não pode ser criado em casa? Esses animais moram na floresta, na selva, na savana. Quem sabe como eles são chamados?
- Sugira que os alunos escolham um animal do livro e o modele com massinha de modelar.
- Escolha alguns animais e peça aos alunos que façam imitação através de gestos.
- Organize a turma em círculo e combine com os alunos que irá passar uma bola, ao som de uma música. Quando tirar o som da música, o aluno que estiver com a bola, não pode passá-la adiante. Mostre a figura de um animal e esse aluno deverá dizer tudo que sabe sobre ele. (as dificuldades vão depender do nível da turma)
- O leão e o elefante são animais selvagens. Porém, leão é “carnívoro” e o elefante é herbívoro. Alguém sabe por quê? Você conhece mais algum animal selvagem que seja carnívoro? E um herbívoro? Há animais que se alimentam tanto de carne como de vegetais. Como são chamados esses animais? Vocês podem citar algum?
- A seguir, peça que ilustrem o animal que desejarem e digam se é carnívoro, herbívoro ou onívoro.
- Organize a “FESTA DOS BICHOS”, com cenário de floresta, máscaras variadas e roupinhas tipo camisolão. Os pequeninos poderão acompanhar uma música, brincando de roda e fazendo um caracol ou apresentando uma coreografia ou uma pequena dramatização feita pela professora.
- As máscaras podem ser “enfeitadas” pelos alunos com tinta, colagem etc.
 

bottom of page